-
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), através dos seus programas TechFuturo e Parcerias Estratégicas, promoveu um webinar sobre oportunidades de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). O evento reuniu empresas, pesquisadores e representantes das instituições, com o objetivo de incentivar a participação nas chamadas públicas de cooperação internacional da Embrapii, além de apresentar as suas novas unidades cadastradas no Estado. Evento Online
-
Organizado pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE) o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoveu o Seminário “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: práticas de avaliação (Evalweek 2018)”.O Seminário contou com a participação do público geral e abordou temas como: as práticas de avaliação da cooperação internacional no Brasil (Nikê Consultoria), as especificidades da avaliação da cooperação Sul-Sul (FAO ONU), um balanço da evolução e perspectivas da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi/Ipea) e uma avaliação interna da cooperação realizada pela Embrapa (Embrapa).
-
A Agência de Mobilidade e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do México – AMCID convida a todos e todas para participarem da 2ª Feira Universitária Internacional Virtual AMCID outono 2020. A feira busca promover espaços que permitam aos estudantes, acadêmicos e pesquisadores da Ibero-América conhecerem as oportunidades que a região oferece, além de fomentar a interação direta entre eles.
Público-alvo: Instituições da Ibero-América, embaixadas e público em geral.
Objetivos: Oferecer programas acadêmicos das Instituições de Ensino Superior participantes e promover o vínculo entre as instituições ibero-americanas; reativar mobilidades acadêmicas locais e estrangeiras, fazer propostas de bolsas interinstitucionais, eventos culturais, webinars, workshops, cursos de capacitação, dentre outros.
-
Para comemorar os 33 anos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), organizamos este Seminário Internacional que está inserido no Programa de Internacionalização da Universidade de Brasília. Este evento congrega destacados professores e pesquisadores da realidade social da América Latina, África e Europa para debater questões atuais do Desenvolvimento, da Democracia e dos Direitos Humanos.
Tendo como objetivo firmar acordo de cooperação com universidades, setores públicos, sociedade, cooperação internacional e setores produtivos para proposição de cursos, publicações, realização de seminários, congressos, conjuntos interinstitucionais e ações no domínio das políticas públicas, desenvolvimento e direitos humanos para fortalecer intercâmbios locais, nacionais e internacionais no âmbito da pós-graduação, dos núcleos do Ceam e demais parceiros.
-
No ano de 2020, o BRICS Policy center e o DCD-OCDE realizaram o webinar “Development Cooperation after COVID-19” sobre o futuro da cooperação internacional após a COVID-19. Na ocasião, estarão presentes importantes especialistas do campo para avaliar a resposta à pandemia e identificar as primeiras lições aprendidas para enfrentar futuras crises. Evento Online ministrado em inglês pela plataforma Zoom.
-
Evento organizado pelo BRICS Policy Center, em colaboração com diversos parceiros, nacionais e internacionais, cujo objetivo é promover diálogos políticos sobre questões relacionadas à Cooperação Sul-Sul (CSS) e Triangular (Tr). A realização estava prevista para o dia 17 a 20 de junho de 2020. Em razão à pandemia, está sem previsão.
-
O BRICS Policy Center sediou em 2017 a primeira edição do evento “Diálogos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento”, em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Articulação Sul e patrocinado pelo Seoul Policy Center, DFID, FAPERJ e CNPq. “Diálogos da Cooperação Sul-Sul Brasileira: M&A” buscou discutir questões acerca das práticas de avaliação e monitoramento da Cooperação Sul-Sul (CSS), de modo a verificar a efetividade dos projetos e programas instaurados, além de perceber como eles devem ser quantificados de forma diferente da cooperação Norte-Sul. A série de diálogos reuniu em sete dias, representantes de 12 países em desenvolvimento, de agências de implementação brasileiras, SCO’s, organizações internacionais e da academia.
O evento contribuiu nos esforços nacionais e internacionais para responder ao apelo dos Estados Membros das Nações Unidas no Documento Final de Nairobi de 2009, que reconhece que “o impacto da cooperação Sul-Sul deve ser avaliado com vistas a melhorar, conforme apropriado, a sua qualidade de forma orientada para os resultados” (Resolução AG 64/222). Além disso, os Diálogos sobre Cooperação Sul-Sul estabeleceram uma plataforma para conversa e aprendizagem com várias partes interessadas sobre questões relacionadas à implementação, resultados e avaliação da Cooperação Sul-Sul e Triangular. Como resultado dos “Diálogos”, o BRICS Policy Center e a Articulação Sul elaboraram o relatório Paths for Developing South-South Cooperation M&E Systems, publicado pela ABC.
-
O BRICS Policy Center, juntamente com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Network of Southern Think Tanks (NeST) e outros parceiros, promoveu os “Diálogos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – Implementando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: trabalhando junto para não deixar ninguém para trás”. O objetivo de promover o diálogo entre atores-chave da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento foi plenamente atingido, tendo havido ampla participação e engajamento de representantes de governos, Organizações Internacionais, institutos de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil.
O “II Diálogos” também visou a contribuir para o processo BAPA+40, analisando como diferentes tipos e modalidades de cooperação internacional para o desenvolvimento podem ser fortalecidos, para melhor contribuírem para a implementação da Agenda 2030. Após 40 anos do Plano de Ação de Buenos Aires, marco da Cooperação Sul-Sul (CSS), a II Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul (BAPA+40) realizada em março de 2019, em Buenos Aires, foi uma oportunidade histórica para afirmar a importância renovada da CSS e da Cooperação Trilateral (CTr) e os seus desafios contemporâneos no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).